segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bem Vindo ao Blog sobre Plantas Medicinais

Neste blog falaremos sobre curas e tratamentos através de métodos naturais e plantas medicinais.
O grupo é formado por quatro membros: Gustavo Garcia (nº 17); Margarete da Silva G. (nº 30); Matheus Setter (nº 31); e  (nº 37).
Tratamos de algumas doenças mais comuns de cada sistema do nosso corpo, sendo estes:

Tratamos também sobre algumas plantas medicinais separadamente, assim como seus preparos, contra indicações e outras informações.
O video da entrevista com uma farmacêutica pode ser encontrado aqui ou diretamente aqui.


 

 


Amenorréia

Ausência do fluxo menstrual fora do período de gravidez. Pode ser causada por anemia, estresse, emoções fortes ou permanência prolongada em locais frios e úmidos. Pode ocorrer também durante a amamentação. Geralmente é acompanhada por alterações no sistema nervoso, febre e dores na cabeça, nos lombos e na região uterina. É recomendavel evitar preocupações excessivas e vida sedentária. O uso de bebidas alcoólicas e fumo agravam a doença.
Alguns chás aliviam as tensões emocionais, como por exemplo o chá de alecrim (com toda a planta, 20 g por litro, tomar quatro vezes por dia); chá de arruda (com as folhas, 5 g por litro, tomar uma vez por dia); chá de louro (com as folhas, 25 g por litro, tomar três vezes por dia)




Fonte: Conhecimentos Familiares


Gustavo

Menopausa

A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, sintomas psicológicos como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração, e sintomas de atrofia como secura vaginal e urgência na urinação, vão surgindo em graus variados, assim como ondas de calor, suor abundante, pressão arterial alta e dificuldade para respirar. Além desses sintomas, a mulher também pode apresentar ciclos menstruais cada vez mais espaçados, escassos e irregulares.
Tecnicamente, a menopausa reporta à cessação do ciclo menstrual; considerando-se que esta redução dá-se num processo gradual, que leva normalmente cerca de um ano, é chamada por climatério.
Para o alivio das dores da menopausa coloque uma colher de chá de raiz da valeriana em uma xícara de água fervente, abafe por 5 minutos, coe e beba morno. Beber sucos naturais de frutas, principalmente de laranja, uva, maçã. O chá de cavalinha, salsaparrilha, tília, hortelã, mil-em-rama, erva-cidreira e maracujá também são aconselhados.




Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel
          Conhecimentos familiares.



Gustavo

Diabetes Mellitus

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Chás de pata-de-vaca, pau-tenente, extrato de jambolão e vagem. Caso a vagem seja de alguma horta conhecida ou própria, há opção de bater um punhado de vagem no liquidificador e tomar cru durante 3 dias por um mês.






Fonte: Recursos Para uma Vida Natural (Eliza M. S. Biazzi)


Gustavo

Menstruação Irregular

A menstruação irregular ou distúrbio da ovulação é caracterizado por ciclos menstruais que não seguem um rítmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do periodo fértil e da concepção.
Em geral os ciclos menstruais variam entre 21 a 40 dias e o ciclo mais regular seria aquele de exatamente 28 dias, e são regulados por uma interação sensível e complexa entre os hormônios sintetizados pela hipófise e os hormônios sexuais produzidos pelos ovarianos.
Para regularizar, recomenda-se chá de alecrim. Uma colher de alecrim, colocar em água quente, por 10 minutos, coar, e beber 3 vezes por dia durante um mês.
É importante lembrar que o distúrbio da ovulação pode estar ligado à processos emocionais, devendo então fazer um tratamento psicológico junto do tratamento de ervas, sendo por florais ou outros métodos.




Fonte: www.tuasaude.com/menstruacao-irregular/
          Conhecimentos Familiares



Gustavo

Dismenorréia (Cólica)

Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorréia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico. A dor na mulher pode ser forte, causando cólica, desconforto, sensação de peso no ventre ou nas costas. A dor pode ser moderada, causando além do desconforto, sensação de mal-estar, diarréia e dor de cabeça. Também pode ser muito forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades, durando de dois a sete dias e sendo acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaléia.
Chá de louro pode ser usado para aliviar as dores da cólica, além de chá de camomila ou erva-cidreira. Pega-se a folha, coloque em um recipiente com água filtrada, esquente-a até ferver, desligando então o fogo. Tomar o chá morno ou quente, podendo adoçar com mel de abelha.




Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?135
          Conhecimentos familiares


Gustavo

Impotência Sexual

A impotência sexual normalmente ocorre devido a um comprometimento vascular, a distúrbios neurológicos, a medicamentos, a anormalidades do pênis ou a problemas psicológicos que interferem na excitação sexual.
 O distúrbio que impossíbilita a ereção do pênis pode ser o diabetes, a gonorréia, doenças da uretra, o uso de drogas, o alcolismo e o tabagismo, ou simplesmente causas orgânicas e psicológicas.
Em homens mais velhos, os problemas psicológicos são a causa mais comuns, e embora não seja considerada como uma parte normal do processo de envelhecimento, distúrbios vasculares como aterosclerose podem também causar impotência, pois o pênis necessita de um fluxo sangüíneo adequado para ocorrer a ereção.
Há ervas medicinais que podem ser utilizadas como chá para melhorar o fluxo de sangue e melhorar a ereção, mas não devem ser utilizadas ao mesmo tempo.
O  alecrim, o chapéu de couro catuaba e chá de semente de melância são exemplos de plantas que podem ser usadas para tratar a impotência sexual.
Tome 4 xícaras do chá por dia. Independente da erva que escolheu, utilize 20g  para preparar 1 litro de chá. Ferva a água, coloque a erva escolhida, desligue o fogo, e deixe repousar por 15 minutos e coe a seguir.
Utilize 60g de sementes para fazer um litro de chá.
Para começar a sentir alguma melhoria, a mesma erva deve ser usada pelo menos por sete dias. O processo natural nunca é imediato e as proporções de erva e água devem ser respeitadas, porque embora sejam soluções naturais promovem alteração no organismo.







Fonte: www.tuasaude.com/causas-da-impotencia-sexual
          Conhecimentos familiares




Gustavo

domingo, 11 de outubro de 2009

Infecção Urinária

O paciente se queixa de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinado se torna pouco e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e fedorenta, podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atinge o rim, surge febre, dor lombar e calafrios.
Para a cura da infecção urinária, há uma série de plantas medicinais, todas elas agem com eficiência na cura desta doença, veja uma lista a seguir:
Alho – cru, em extratos ou decocção dos dentes
Arando – sumo fresco
Aspérula-odorífera – infusão
Cereja – cura
Chagas – em salada, infusão ou decocção
Equinácea – decocção da raiz ou extratos
Grama-francesa – decocção da raiz (seca)
Medronheiro – decocção das folhas
Murta – infusão de folhas e frutos
Tomilho – infusão (ingerida ou em compressas localizadas)
Urze – decocção das flores
Uva-ursina – decocção das folhas secas




Fonte: http://trabalhodeareaprojecto.wetpaint.com/page/Doen%C3%A7as+do+Sistema+Excretor

Margarete

Cálculo Renal

Geralmente o cristal surge a partir de um pequeno coágulo, alguma pedaço de muco ou até mesmo algum corpo estranho que consegue penetrar no reservatório. Esse núcleo sólido é então envolvido pelos minerais presentes nos líquidos orgânicos, formando os cálculos. São causados principalmente por excesso de ácido úrico no organismo ou por disturbios renais.O cálculo renal tem como sintomas a cólica renal, com dor no flanco e costas, quase sempre com sangue na urina e em certos casos pode haver eliminação de pedras.
As carnes, ovos e legumes secos devem ser evitados por serem produtores de ácido úrico. Deve-se reduzir o consumo de sal e criar o hábito de beber bastante água durante o dia.
Para extirpar cálculos renais: Tomar 250 ml de água-de-coco ou suco de melancia a cada 3 horas durante 1 dia. No dia seguinte, ingerir uma colher das de sopa de azeite de oliva puro a cada 15 minutos durante todo o dia (12 horas). Ao final do dia, tomar 150 ml de chá digestivo combinado - boldo, camomila e alecrim. Os cálculos serão eliminados juntamente com a urina produzida durante o tratamento.





Fonte: http://www.medicina-alternativa.co.cc/enfermidades_tratamentos/calculos.html


Margarete

Apendicite

A apendicite é a inflamação do apêndice cecal, uma bolsa em forma de verme no intestino grosso. A apendicite aguda é mais comum afetando 7% da população em qualquer momento da vida e apesar de ocorrer em qualquer idade, é muito mais comum na adolescência.
A apendicite crónica é composta de apendicites subagudas repetidas, que levam a inflamação continua.
Seu tratamento pode ser feito das seguintes formas:
Agrião: Suco diluído em água. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Cebola: Chá (200 g para 1 litro de água). Cozinhar a cebola na água por 15 minutos e depois de esfriar tomar 3 xícaras ao dia.
Tomate, Cenoura e Beterraba: Suco combinado. Tomar 250 ml, 4 vezes ao dia.
Banana, Maçã e Mamão: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Limão: Cura de limão.
Maçã: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Mamão: Refeições acompanhadas apenas com torradas e mel, 3 vezes por semana.
Pêra: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Alfavaca e Urtiga: Chá combinado (30 g para 1 litro de água). Tomar 2 xícaras ao dia.
Cavalinho: Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
Geoterapia: Compressa de argila com cebola ralada na região lomboventral, com duração de 2 horas.
Hidroterapia: Fazer banho de assento 2 vezes ao dia, com duração de 20 minutos.





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apendicite
http://www.medicina-alternativa.co.cc/enfermidades_tratamentos/apendicite.html


Margarete

Cirrose

 A cirrose hepática afeta o fígado e surge por causa da hepatite, fibrose e por fim acontece a formação de múltiplos nódulos, que caracterizam a cirrose. A cirrose é uma doença terminal do fígado para onde convergem diversas doenças, levando a complicações pela destruição de suas células, da alteração da sua estrutura e do processo inflamatório. A capacidade regenerativa do fígado é conhecida e faz parte da mitologia grega. É possível retirar mais de dois terços de um fígado normal e a porção restante tende a crescer até o tamanho normal, com um processo de multiplicação celular que se inicia nas primeiras 24 horas, através de um mecanismo ainda não esclarecido (o mesmo acontece com o transplante de fígado intervivos, em que o receptor recebe uma porção do fígado do doador e depois ambos crescem). No entanto, a cirrose é o processo crônico de destruição e regeneração com formação de fibrose. Nessa fase da hepatopatia, a capacidade regenerativa do fígado é mínima.
 Seus tratamentos podem ser dados pelas plantas e métodos a seguir:
Agrião: Suco diluído em água. Tomar 250 ml pela manhã, em jejum.
Cebola: Chá (100 g de cebola para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia. • Comer salada crua de cebola, temperada com azeite de oliva, limão e sal.
Couve: Suco diluído em água. Tomar 1 xícara de manhã, em jejum.
Limão: Cura de limão.
Mamão: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Melancia: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Melão: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Carqueja: Chá das folhas (20 g para I litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Losna: Tomar água das folhas maceradas (10 g para I litro de água). Tomar 2 xícaras ao dia.
Picão: Chá das folhas (20 g para I litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Geoterapia: Compressa de argila na região do ventre, com duração de 2 horas.
Hidroterapia: Banho escalda-pés 2 vezes por dia, com duração de 20 minutos. • Compressa com chá de camomila, carqueja, e picão, sobre a região do fígado (100 g de ervas para 1 litro de água). Substituirá cada 20 minutos.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrose
http://www.medicina-alternativa.co.cc/enfermidades_tratamentos/cirrose_hepatica.html


Margarete

Úlcera

A úlcera é uma lesão localizada no estômago com destruição da mucosa da parede do órgão, atingindo os vasos sanguíneos. É causada pela insuficiência da proteção da mucosa contra a acidez gástrica, muitas vezes devido a infecção com a bactéria Helicobacter pylori. Além da dor caracteriza-se pelas hemorragias contínuas dentro do trato gástrico. A ruptura da úlcera, criando uma comunicação anormal entre o trato gástrico e a cavidade peritoneal é uma emergência médica possivelmente mortal.
Uma planta que pode curar a úlcera é a couve. Veja a receita a seguir:
Ingredientes:
2 folhas de couve lisa
2 folhas de couve-de-bruxelas
1 rama de couve-flor
1 rama de brocolis
4 cenouras
1 maçã
1 copo de suco de laranja
O mel de abelha para adoçar é opcional (não usar açúcar)

Modo de fazer:
1) Passe todos os ingredientes na centrífuga ou liquidificador.
2) Caso prefira, coe em um coador não muito fino.
3) Adicione pedras de gelo e adoce, se preferir.






Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%9Alcera_p%C3%A9ptica

Margarete

Limão - Alguns Benefícios

O limão é a fruta que mais tem vitamina B, C, A, K e P;
Substitui, com vantagem, o vinagre no tempero das saladas;
Neutraliza mais toxinas do que qualquer outro alimento;
Seu sumo ingerido com água quente é medicamento contra resfriados;
É a fruta que contém maior poder antisséptico; 
É diurético;
É a fruta mais oxidante;
É grande depurativo;
É um tônico geral do organismo;
Estimula as funções digestivas, pois possui ácido cítrico;
Desintoxica e estimula o fígado;
Estimula também as glândulas endógenas e exógenas;
É a fruta mais alcalinizante;
É a melhor fruta na cura do reumatismo e de outras manifestações;
Cura-se dor de cabeça com sumo de limão e água monra ou fria;
É o melhor dentifrício, pois oxida o sarro da dentadura mantendo-a limpa;
Torna as secreções intestinais fluidas;
É o melhor remédio para escorbuto;
É adstringente;
Cura-se a difteria tomando e gargarejando o suco de limão;
Normaliza as palpitações do coração;
Dentre outros.



Fonte: "A Cura pelo Limão", de Saulo C. Rêgo Barros



~ Cindy .

Pneumonia

Acúmulo de secreções ou substâncias estranhas no pulmão causam essa doença. Seus sintomas são febre alta, tosse forte, dores de cabeça, falta de apetite, vômitos, respiração rápida, pressão no peito, prisão de ventre.
O paciente deve repousar na cama, deitado com a cabeça e peito inclinados levemente pra cima. Ferver folhas de eucalipto em uma panela para que o ar do quarto se mantenha agradável, devendo ter boa ventilação. Evitar barulho e perturbações. Adotar uma dieta rigorosa com sucos de limão, laranja e uva. Beber água de ameixas ou pêssegos secos. Tomar o chá da mistura de duas ou três das seguintes ervas: eucalipto, prímula, tanchagem, urtiga, umbaúba, tussilagem e pulmonária, adoçando com mel de abelha.
Aplicar lavagens intestinais com água de cavalinha ou malva diariamente. Colocar compressas frias sobre o ventre. Aplicar vapores locais com folhas de eucalipto no peito e no rosto diariamente.
Colocar no peito e nas costas uma série de 8 a 10 compressas quentes com água de eucalipto, renovando-as sempre que perderem o calor. As cataplasmas de linhaça quente sobre o peito e as costas podem ser alternadas com as compressas quentes, usando cada dia uma. Fazer massagens diariamente com suco de limão quente no peito e nas costas.
Deve-se preferivelmente consumir frutas frescas e caldos de verduras durante o período da doença, aumentando a quantidade de comida conforme o enfermo apresentar melhora, podendo então comer purê de batatas, cenoura, abóbora, salada de alface temperada com suco de limçao, etc. Sempre mastigar bem os alimentos.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Enxaqueca

Seus sintomas são a dor de cabeça mais intensa, acompanhada por vezes de náuseas, vômitos e perturbação da visão. Sua duração é variável, podendo chegar a mais de vinte e quatro horas.
Ela pode ser causada por prisão de ventre, mau funcionamento do fígado, do estômago e dos ovários, hipertenção arterial, poluição do ar, alimentação errônea, além de consumo exagerado de cafeína que ataca o sistema nervoso.
Seu tratamento começa com o corte do hábito de tomar café, chá preto ou qualquer outro que possua cafeína, além de suprimir o consumo de álcool, vinagre, temperos fortes, gorduras animais, frituras e carne de qualquer classe. Caso as dores se apresentarem com frequencia, é aconselhado suprimir também os alimentos cozidos.
Aplicar duas lavagens intestinais com água de malva, cavalinha ou carqueja. Manter os pés aquecidos, podendo fazer escalda-pé, agasalhando-os depois de secos. Depois deve-se ficar na cama e colocar compressas frias no ventre e na fronte. Tomar sucos de pelo menos cinco limões diariamente.
As evacuações intestinais devem efetuar-se duas ou três vezes por dia, caso contrário ferver durante vinte minutos 3 colheres de sementes de lçinhaça em meio litro de água, deixando repousar por dez minutos, bebendo em seguida após coar. O lêvedo de cerveja também auxilia o bom funcionamento dos intestinos.
Fazer exercícios respiratórios diariamente.
Tomar chá de erva-cidreira, hortelã, tília e erva-doce. Fazer fricções ou colocar cataplasmas de chá de violeta na fronte.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Gripe

A gripe só é manifestada quando há acumulação de substâncias estranhas no organismo, desequilibrio na alimentação, falta de higiene, excesso de trabalho (estresse), falta de exercícios de ao ar livre, dentre outros. Seus sintomas são dores de cabeça, febre, fraqueza geral, moleza, dos no corpo e nos olhos, falta de apetite.
Como tratamento, deve-se tomar limonada em abundância, caso prefira, adoce com mel de abelha natural, nunca com açúcar. Pode-se também tomar o limão puro, assim como a laranja, acerola e outras frutas cítricas. Deve-se comer frutas frescas e verduras cruas; aumentar a alimentação do enfermo à medida que for melhorando. Também é indicado o suco de limão quente, juntamente com o suco de cebola e mel de abelha.
Limpar os intestinos mediante lavagens com água de camomila ou cavalinha. Aplicar diariamente três ou quatro fricções frias com toalha, estimulando a circulação sanguínea.Pela manhã e à noite, colocar compressas quentes com folhas de eucalipto no peito e nas costas. Todas as noites, o quarto do enfermo deve ser fumigado com folhas de eucalipto.
Adoçado apenas com mel, tomar chá de tanchagem, folhas e flores de violeta, tussilagem, pulmonária, urtiga e eucalipto.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel



~ Cindy .

Insônia

É causada na maioria das vezes por estresse, preocupações, excesso de trabalho mental e o mau costume de não deitar-se no devido tempo. Seus sintomas são intranquilidade, distúrbios nervosos, movimentos bruscos e rápidos na cama, falta de sono, dificuldade de dormir após deitar-se, ansiedade.
Seu tratamento começa com a normalização do aparelho digestivo e excretor, para que o cérebro fique descongestionado e os pensamentos sejam encaminhados numa direção correta. Suprimir as bebidas alcóolicas, o fumo, a cafeína e comidas intensamentes temperadas e gordurosas. Comer frutas e saladas, devendo o jantar ser sempre leve e não muito tarde. Deve-se deitar e levanter cedo.
Fazer massagens com suco de cebola na fronte antes de deitar-se. Dormir com uma cataplasma de barro sobre o ventre. Fazer exercícios físicos e respiratórios durante cinco ou dez minutos. Se possível, dormir com a janela aberta, para que o ar entre continuamente.
Tomar chá de camomila, poejo, boldo, endro, erva-doce, hortelã, erva-cidreira, mil-em-rama, alecrim-de-jardim, caleriana, flores de laranjeira, e folhas e flores de violeta.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Vídeo da entrevista

http://www.youtube.com/watch?v=WD9mngCZvQg

Entrevista sobre a fitoterapia com uma farmacêutica (doutora Raquel) na fármacia de homeopatia Gotas de Cristal, localizada em Osasco, na rua Prof. José Azevedo Minhoto.


Pressão Arterial Alta

Seus sintomas mais comuns são vermelhidão e aquecimento do rosto, mal-estar e dores de cabeça com zumbidos nos ouvidos, enfermidades da vista, sensação de sono, dificuldade de respirar e coração batendo acelerado. Como causas cito principalmente o consumo de alimentos prejudiciais, que contaminam o sangue impedindo de circular livremente, além do mau funcionamento dos rins, doenças do coração e distúrbios nervosos.
Seu tratamento não é difícil, depende da disciplina e força de vontade, começando por eliminar bebidas alcóolicas, comidas intensamente temperadas, o fumo e a carne de qualquer espécie, especialmente as muito gordurosas. Dar preferencia à alimentos vegetarianos crus, para normalizar as funções digestivas e purificar o sangue. Tomar bastante limonada sem açucar, ou adoçada com mel de abelha, podendo também tomar o limão puro. Executar exercícios respiratórios ao ar livre. Comer alho cru, além de tomar o suco ou o chá de urtiga; o chá de cavalinha, sete-sangrias e folhas de oliveira também podem ser tomados, podendo ser usadas separadas ou fazendo uma mistura proporcional.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel



~ Cindy .

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sanguíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho.
Suas causas podem variar, algumas pessoas pegam esta enfermidade devidado à alergias, com a irritação ocular atravez de pó ou perfume, ou então com a contaminação do olho por bactéria ou vírus.
Seus simtomas são a vermelhidão do globo ocular, coceira, olhos lacrimejando e sensíveis à claridade e também a secreção de um líquido amarelo, no caso da conjuntivite infecciosa.
Para o seu tratamento, usa-se a arruda; deve-se moer as folhas em um recipiente e deixá-las de molho por quatro horas, após isso, lave os olho com a água da arruda. E também, um outro modo de se ter a cura da conjuntivite é lavar os olhos com 250ml de mel de abelha natural dissolvidos em 100ml de água morna. Essas duas soluções, devem ser feitas até que a enfermidade se cure completamente.




Fonte: http://www.medicina-alternativa.co.cc/enfermidades_tratamentos/conjuntivite.html


Matheus



sábado, 10 de outubro de 2009

Polimiosite

A polimiosite é uma doença crônica do tecido conjuntivo caracterizada pela inflamação dolorosa e degeneração dos músculos. Esta doenca acarreta fraqueza e deterioração muscular incapacitantes. Tipicamente, a fraqueza muscular afeta os ombros e os quadris, mas ela pode afetar os músculos de todo o corpo. Os sintomas, os quais podem iniciar durante ou imediatamente após um quadro infeccioso, são a fraqueza muscular, dores musculares e articulares, erupção cutânea, dificuldade de deglutição, febre, fadiga e perda de peso. Para a sua cura, podem ser utilizados chás de arruda e o uso de folhas atravez de infusão da planta conhecida popularmente como quebra-pedra.
Cientificamente, ainda não foi encontrada uma cura exata para esta doença.





Fonte: http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Polimiosite&lang=3


Matheus

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Linfoma

O linfoma é um tumor maligno que geralmente se inicia nos linfonodos (os gânglios da virilha).
A evolução da doença é muito variável, a depender do tipo Histológico - existem tipos altamente curáveis como a Doença de Hodgkin (um tipo de linfoma) e outros padrões mais agressivos.
Os Vasos linfáticos transportam a linfa até os lonfonodos onde passa por uma espécie de filtragem.O linfoma consiste em um microorganismo que não é combatido pelos linfonodos originando um tumor maligno dentro dos órgãos do nosso corpo.
Uma cura natural é o uso de chás de Bico de Papagaio, como é conhecida popularmente, duas vezes diariamente. Mesmo com esta cura natural , aconselha-se também o acompanhamento médico, em caso de o tumor não parar de aumentar.




Fonte: http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Linfoma&lang=3

Matheus

Fadiga Muscular

A fadiga muscular é causada pelo excesso de exercícios físicos , o que gera dores na musculatura de nosso corpo ou até mesmo ao rompimento de nosso tecido muscular.
Os chás são indicados para que haja menos dores musculares, pesquisadores indicam uma mistura de erva-doce, canela e semente de mostarda em proporções iguais, sendo tomadas uma vez ao dia, em proporções de uma colher de sopa deste chá para uma xícara de água, promovendo assim a cura do desgaste muscular.
Além disso, uma cura natural para o desgaste muscular é o gelo, aplicado no local onde há dor durante quinze minutos (não mais que isso, pois pode provocar queimaduras na pele) três vezes ao dia no mínimo (fazer a última uma hora ou mais antes de dormir), fazendo com que a dor provocada pela fadiga se acabe rapidamente. Bolsas de água quente também são aconselhadas para sua cura, feitas em proporções iguais ao gelo, mas nunca em contraste um com o outro, pois isto pode acabar piorando as dores.



Fonte:http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=fadiga+muscular&lang=3


Matheus

Otite

A Otite é conhecida como uma inflamação no ouvido, ela  é um tipo de infecção que acomete o canal externo do ouvido. Por ser ele quente, úmido e escuro, pode facilmente inflamar-se ou infectar-se com fungos ou bactérias. Embora qualquer pessoa possa desenvolver uma otite externa, ela é mais comum em nadadores ou pessoas que frequentam piscinas ou tomam banho de mar, daí ser muito mais comum no verão.
Seus sintomas são dores e coceira no canal auditivo, saída de secreção do canal auditivo, inchaço e diminuição da audição.
É indicado para o seu tratamendo chás de Carqueja, tomados duas vezes ao dia até qua a inflamação termine, e também, que use um algodão com azeite de oliva aquecido para limpar o local, fazer isso duas vezes ao dia.



Fonte: http://www.lookfordiagnosis.com/results.php?symptoms


Matheus

Lupus

O Lupus apresenta como sintomas artrite, febre sem explicação, fadiga muscular, feridas vermelhas na pele que podem aparecer no nariz, na bochecha ou na face, orelhas, braços, ombros, peito e mãos. As pessoas com esta enfermidade são sensíveis à luz solar, as feridas na pele geralmente aparecem primeiramente ou pioram depois da exposição ao sol.
Esta doença promove grandes mudancas no sistema imunológico, pois ela produz anticorpos que reagem contra às células normais, podendo afetar a pele, articulaões, rins e outros órgãos. Em geral, a pessoa desencadeia uma reação alérgica a si própria. Por isso o lúpus é considerada uma doença auto-imune.
Tal enfermidade pode ser tratada naturalmente com a vitamina D, encontrada principalmente nas laranjas, e o cálcio que encontra-se em bananas.



Fonte:http://nutrividalatina.blogspot.com/2009/08/lupus.html

Matheus



domingo, 4 de outubro de 2009

Limão - Alguns usos e doenças

No tratamento do reumatismo, o limão, ao destruir o ácido úrico, se converte no remédio mais eficaz. Empregado em forma de compressas, elimina dos dedos afetados o ácido úrico. Contra gordura e obesidade, o limão destrói as adiposidades. No alcoolismo, o limão tomado em grandes quantidades combate e evita, porque cura seus efeitos e quem se habitua a ingerir suco de limão toma repugnância a toda bebida alcóolica.
O limão cura também a alergia, que é uma hipersensibilidade a determinadas substâncias e agentes, por exemplo a asma, eczema, enxaqueca, urticária, entre outras. Também é muito recomendado contra estados de disemia, ou alteração do sangue, em suas manifestações gordurosas por eliminar a gordura.
Utilizado em gargarejos e ingerido em grandes quantidade, cura as inflamações aguda ou crônica da garganta em vinte e quatro horas. Tem ótimos resultados na amigdalite, evitando cirurgias.
O limão pode ser empregado contra a caspa e a calvície em fortes fricções diárias, juntamente com o caldo da cebola.
Combate também bronquite, caxumba, cálculos biliares e renais, carbúncio, catarata, catarro, ciste, coriza, diabete, diarréias, dispepsia, algumas dores, enxaqueca, espamos, espinhas, febres, gota, gripe, hérnia, malária, queimaduras, sarampo, sarna, tabagismo, tosse, tuberculose, varíola, varizes, lupo, pólipos, pústulas dentre outras.
Em algumas doenças é necessário tomar uma grande quantidade de limões, diluídos ou não em água, desde o começo do tratamento.




Fonte: "A Cura pelo Limão", de Saulo C. Rêgo Barros



~ Cindy .

Epilepsia

Seus sintomas são dados por ataques que fazem o doente cair em qualquer superfície, perdendo o conhecimento. É preciso ter cuidado, pois ao cair, o enfermo pode ferir-se. Apresenta violentas convulsões com rigidez muscular, além de apresentar uma espuma na boca, às vezes misturada com sangue. Após o ataque, o epiléptico fica em estado de coma, com membros inertes e respiração forte e agitada.
Suas causas podem incluir putrefações intestinais e febre interna, produzindo a contaminação crônica do sangue, além de outras complicações nervosas.
Como tratamento deve-se, ao surgir os primeiros sintomas dos ataques, fazer fricções frias com toalha ao longo da coluna vertebral até a nuca. Ao mesmo tempo, aplicar sobre o coração um pano molhado com água fria. Adotar regime vegetariano. Usar pouco sal e suprimir as bebidas alcóolicas, o fumo e a cafeína. Duas vezes por dia fazer fricções frias com toalha em todo o corpo. Aplicar diariamente três banhos restauradores frios, de 20 a 30 minutos de duração. Fazer também exercícios físicos e respiratórios.
Manter os intestinos limpos mediante lavagens intestinais. Colocar cataplasmas de barro sobre o ventre toda noite. Caso necessário, usar uma bolsa de água quente nos pés durante o inverno, para mantê-los aquecidos. Tomar diariamente banhos de sol. Beber suco de limão ou laranja. Tomar chá de angelicó (mil-homens), erva-doce, artemísia, erva cidreira e velame-do-campo (velame-verdadeiro).
Durante os ataques, pode-se retirar a parte do vestuário do enfermo que mais dificulta a sua respiração, além de proporcionar-lhe ar com um leque ou ventilador.




Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas - e outros recuros naturais", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Indicações e contraindicações no uso de ervas medicinais


Margarete

Alertas sobre o uso de ervas medicinais

1 - As ervas medicinais, apesar de serem remédios naturais, podem intoxicar, cegar, provocar coma e até matar!

2 - Todas as plantas têm mais de um princípio ativo. Algum dos princípios ativos pode fazer mal ao paciente e/ou usuário.

3 - Consulte sempre um especialista!

4 - Tome cuidado ao manusear ervas e as mantenha longe de crianças.

Fonte: http://www.plantamed.com.br/


Margarete

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Preparo de Chás Medicinais

Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:
- Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
- Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos. 

Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.
Posologia: Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes: Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.
Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após
algum tempo.
Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás.
Embora não o notemos, eles podem causar alterações no
efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro,
barro, louça ou esmalte.


Fonte: http://www.bethynha.com.br/ervas.htm




Matheus

Agrião

O agrião é tão eficaz que não se deve usá-lo diariamente, a não ser para tratamento dos brônquios, durante períodos limitados. A quantidade de ferro, iodo e vitaminas que contém faz passar para a água em que é deixada de molho uma boa parte de sua força; por isso, uma receita para a carência de ferro e para a depuração do sangue é chamada Água de Agrião: Em um copo de água na temperatura ambiente mergulhar folhas de agrião. Cobrir o copo e deixá-lo no quarto de dormir. De manhã, coar e bebê-la sem açúcar. As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago. Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.

Fonte: A Cura: Ervas Medicinais




Matheus

Abacate

O abacate pode substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo. O abacateiro serve especialmente aos diabéticos, tanto através da fruta como das folhas. Às pessoas atacadas por esse mal é aconselhável um tratamento a base do abacateiro, durante quinze dias: Comer em jejum metade de um abacate amassado Após as refeições tomar um chá de folhas secas do abacateiro, sem açúcar. Outra indicação das folhas do abacateiro é para a limpeza do fígado. Se o fígado não vai bem por estar saturado de gordura e tóxicos, fazer um chá das folhas secas do abacateiro e tomá-lo em goles, de hora em hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias. O caroço serve como tônico capilar. Em dores de cabeça aplicar folhas quentes do abacateiro sobre a cabeça, em compressa. Usar sempre folhas secas, pois as verdes provocam palpitações cardíacas.

Fonte: A Cura: Ervas Medicinais





Matheus

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Limão - Aspecto geral

 Limão cura pois é ácido natural, além de conter sais alcalinos. Não é um produto da fermentação. Purifica todo o organismo, toda a água do organismo, sem prejudicá-lo em nada. Pode curar a pneumonia, dentre outras várias doenças. Graças à sua ampla porcentagem de sais alcalinos, tem real eficácia no tratamento do artritismo.
A cura comum pelo limão dá-se em 20 dias, aumentando a cada dia o número de limões até 10 no décimo dia, e então retrocedendo até chegar a um limão novamente. É mito dizer que o limão desmancha o sangue, ataca o estômago, o fígado, os rins... A acidez do limão é medicinal e natural, combatendo e eliminando outros ácidos nocivos do organismo, produzidos pela fermentação.
Uma das principais exigências da cura pelo limão é a de consumir diáriamente legumes, verduras, frutas, raízes tuberosas. São úteis ao bom funcionamento do intestino, que poderá ficar "preso" nos primeiros dias de tratamento. Tomar o suco de limão, que pode ser puro ou diluído na mesma quantidade de água, devagar, aos poucos, dividindo a quantidade durante o dia. Em hora de refeição, tomar uma hora antes ou uma hora depois.

Fonte: "A Cura pelo Limão", de Saulo C. Rêgo Barros.





~ Cindy

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Louro

É uma árvore vigorosa européia das Lauraceae, cuja folha na perfumaria é doce e picante, similarmente à canela. Pode atingir nove metros de altura e suas folhas são compridas, lanciformes, duras e acetinadas. As flores são pequenas, amarelas desbotadas e as bagas são pretas.
Usada pelos egípcios e romanos que o associavam à sabedoria, proteção e paz. Apolo, o deus da cura, era ligado ao pé de louro também, e a palavra latina laudis, sua derivante, significa louvar. Por isto entregavam coroa de louros aos vencedores.

Estimula o fluxo urinário e alivia a dor reumática e até as dores em geral. É usado em contusões, onde aumenta a circulação sanguínea e em bronquites; tira manchas e cicatrizes da pele. Regulariza o fluxo menstrual, é tônico do sistema reprodutor e agiliza o parto. Extrato de folhas de louro aumenta em até 3 vezes a ação da insulina.
Pode ajudar a diminuir as vertigens, por diminuir infecções otológicas. Tem fama de tonificar o couro cabeludo e o cabelo, estimulando o crescimento deste e eliminando caspa.


Fonte: As Folhas; Autor: Nabih Cassid



Gustavo

domingo, 27 de setembro de 2009

Anemia

Entre as diversas causas da anemia, a principal é a alimentação deficiente e desprovida das subtâncias indispensáveis para produzir bom sangue.
A pessoa anemica tem cor pálida e amarelada; no interior das pálpebras falta a cor vermelha, e o mesmo acontece com os lábios. Ademais, a pessoa tem dor de cabeça, falta de memória, tonturas, dificuldade visual, mãos e pés frios, debilidade geral, falta de apetite e indisposição para o trabalho.
O principal para se tratar da amemia é eliminar todas as classes de carnes, as gorduras animais, os temperos fortes, a pimenta e o uso de sal; não usar vinagre, pois destrói os glóbulos vermelhos.
Comer bastante verduras cruas e saladas de alface, aipo, rabanete, agrião, tomate, etc. O suco de beterraba é muito bom, porque aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos. O paciente deve comer bastante cenoura crua e também seu suco. Recomendamos o purê de batata, e principalmente o de abóbora; misturada com alface, a abóbora ralada é um alimento especial para os anêmicos.
Os intestinos devem manter-se limpos e em bom funcionamento. Não esquecer que as ervas amargas são ótimas para combater esta doença. Beber chá de urtiga, carqueja ou dente-de-leão.
Diariamente se devem fazer 2 banhos restauradores frios, de 15 a 20 minutos de duração. Aplicar fricções frias com toalha em todo o corpo, combinadas com exercícios físico moderados. Os banhos de sol dão bons resultados, porque fortalecem o organismo. Fazer exercícios respiratórios cada dia, para refrigerar os pulmões com oxigênio.
Suspender o trabalho físico pesado e diminuir o trabalho intelectual, até conseguir a recuperação da saúde. A vida ao ar livre, no campo, é ideal para os anêmicos.

Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais - Carlos Kozel

Margarete

sábado, 26 de setembro de 2009

Acidez do Estômago

É causada pela fermentação dos alimentos (por incompatibilidade ou por excesso de calor no estômago), distúrbios nervosos, mastigação apressada, excesso de sal nas comidas, consumo de pão branco, leite com açúcar e temperos fortes. A pessoa com acidez no estômago sente depois das refeições o estômago pesado, manifestando-se também vômitos e arrotos azedos.
Para se tratar, em primeiro lugar, é necessário começar o regime vegetariano, suprimindo toda classe de carne, café, chá preto, chá mate, doces, bebidas geladas ou muito quentes, leite com açúcar, pão branco, temperos fortes e bebidas alcoólicas.
Comer alimentos de fácil digestão, principalmente purê de batatas, cenouras fervidas, caldos de verduras e saladas cruas temperadas com azeite de oliva. Diariamente comer um pouco de batata crua ou ralada, ou tomar várias colheradas de suco de batata crua. Mastigar bem os alimentos e evitar qualquer aborrecimento durante as refeições.
Não esquecer que as misturas de alimentos provocam pertubações digestivas. Não se deve comer frutas e verduras na mesma refeção, porque são alimentos que não combinam e produzem fermentação no estômago.
Dormir com uma cataplasma de barro sobre o ventre.Também se pode alternar: uma noite se coloca uma cataplasma de barro, e na noite seguinte uma compressa de água fria. Isto se pode fazer durante várias semanas.
O banho restaurador frio deve se aplicar duas ou três vezes por dia. Cada manhã fazer exercícios respiratórios ao ar livre, retendo o ar suficiente para que o oxigênio possa agir favoravelmente sobre o aparelho digestivo.
Embora pareça contraproducente, o suco de limão é um remédio especial para esta enfermidade, como também o suco de laranja. Além disso, é recomendável tomar chá de tília, erva-cidreira, hortelã e camomila; estes dois últimos podem beber-se misturados, para que seu efeito seja mais rápido. Desejando adoçar o chá, deve se usar mel em lugar de açúcar.

Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais Autor: Carlos Kozel

Margarete

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Varizes

São causadas por sangue impuro, prisão de ventre, alimentação cárnea, bebidas alcoólicas, doenças do fígado, prolongada permanência de pé (com pouco exercício), etc.
As varizes ocorrem quando as veias das pernas e dos pés se incham e adquirem uma cor azulada. Quando as veias dilatadas sofrem pressão, podem se romper e produzir hemorragias perigosas. Se as varizes não são tratadas em tempo, podem ocasionar úlceras de consequências alarmantes.
Os meios de tratamento são: suprimir toda a classe de cintos e faixas para facilitar a circulação do sangue. Os corpetes e os sapatos altos e apertados não podem ser usados, por serem muito prejudiciais; eliminar  a carne da alimentação (de qualquer tipo), as gorduras animais, as comidas picantes, os temperos fortes, as bebidas alcoólicas, o café, o chá preto, o chá mate (chimarrão), o fumo e o sal.
Adotar o regime vegetariano, consumindo saladas e frutas frescas (principalmente laranja e mexerica). Fazer uma cura de limão para purificar o sangue.
É bom banhar os pés em água de hamamélis, na dose de 30 gramas de folhas em 1 litro de água. Diariamente aplicar dois ou três banhos restauradores frios, de 20 a 30 minutos de duração.
Os intestinos devem se conservar limpos através de lavagens com água de malva ou cavalinha. Para ativar a circulação do sangue, duas vezes por dia fazer fricções frias com toalha em todo o corpo e nas partes afetadas.
O banho de vapor local, seguido de refrescamento com água fria,expulsa as substâncias morbosas através dos poros. Uma vez por semana tomar banho de vapor geral; as grávidas devem somente tomar banho de vapor local.
Renovando-se cada três ou quatro horas durante o dia, as cataplasmas de barro colocadas diretamente sobre as varizes dão bons resultados; o enfermo, porém, deve ser perseverante e não pensar que com algumas cataplasmas pode se curar, pois os meios terapêuticos naturais agem lentamente, mas atacam a doença na raiz.
Tomar banhos de sol, principalmente à beira-mar, para que o resultado seja benéfico devido à água salgada. Se isto não for possível, colocar compressas com água salgada em torno das pernas.
O suco e o chá de alho são muito aconselháveis para combater as varizes. Ademais, tomar chá de salsaparrilha (salsa-americana) e persicária (erva-de-bicho).
Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais - Carlos Kozel

Margarete

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Medicina caseira nas ervas aromáticas

Desde o início dos tempos, os animais sabem utilizar, através do instinto, as plantas que habitam o planeta, como comida e remédio. O humano, sempre buscando conhecimento maior da natureza, pode extrair dos vegetais aplicações como medicamentos, óleos, shampoos etc.
Essa dose de saúde pode ser adicionada aos alimentos através das ervas, que nos dão a possibilidade de todo dia ter a mesa um novo sabor e desenvolvermos uma grande variedade de pratos, pela combinação de temperos.
Muitas dessas ervas que serão citadas podem ser cultivadas em vasos, decorando o ambiente.
 Açafrão (crocus sativus)
Valor Terapêutico:
Emenagogo, antiespasmódico, eupéptico, sedativo, usado para asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Em cataplasma: combate hemorróidas.
Utilização culinária:
Em cereais, raízes, frutos cozidos, batatas.
 Aipo (apium graveolens)
Valor Terapêutico:
No tratamento de doenças do fígado, rins, bexiga, estômago e intestinos, reumatismo, gota, artrite e escorbuto. É um excelente depurativo.
Utilização Culinária:
Saladas, molhos, croquetes, patês vegetais, hortaliças cozidas.
Alecrim (rosmarinus officinalis)
Valor Terapêutico:
Em banhos: contra reumatismo. Como chá: usado para clorose, dismenorréia, dispepsia, insuficiência cardíaca, escrofulose, febres tifóides, gases intestinais, histeria, inapetência e tosse.
Utilização Culinária:
Para arroz, batatas assadas, caldos vegetais, sucos de hortaliças cruas, para saladas.
Erva Doce (pimpinella anisum)
Valor terapêutico:
Estomáquico, carminativo, emenagogo, diurético. Usa-se nas dispepsias, flatulências, cólicas, diarréias e vômitos.
Utilização Culinária:
Bolos, pães, saladas e doces.
Coentro (coriandrum sativum)
Valor Terapêutico:
Diurético, sudorífico, febrífugo, sedativo, anti-histérico e anti-hidrópico.
Utilização Culinária:
Cereais, molhos de ervas, sopas, refogados.
Cravo (dianthus caryophyllus)
Valor Terapêutico:
Muito útil no caso de dores de cabeça, vertigem e é sudorífico.
Utilização Culinária:
Doces, bolos, hortaliças refogadas, chás.
Louro (lauros nobilis)
Valor Terapêutico:
Amenorréia, dispepsia, úlceras, nevralgia, reumatismo. Uso externo: reumatismo e nevralgia.
Utilização Culinária:
No cozimento de cereais, leguminosas, sopas, refogados, chás e molhos.

Fonte: Guia de alimentação natural e culinária vegetariana.

Margarete

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Asma

Asma ataca o sistema respiratório, tendo diversas causas. Deve-se tratá-la de uma forma geral e não simplesmente local. Seus sintomas dão-se por ataques, sendo estes muito penosos, impedindo os asmáticos de respirarem normalmente e chegando a sufocá-los. Ataques de tosses são comuns, perturbando o sono e deprimindo todo o corpo.
Seu tratamento inclui banhos de vapor tomados semanalmente, com uso de folhas de eucalipto. A habitação do asmático deve sempre estar bem ventilada, com as janelas abertas, purificando assim o ar. No dormitório é aconselhado fazer vapores com folhas de eucalipto. Ao levantar-se fazer fricções frias e rápidas, seguidas de exercícios respiratórios (também fazê-los pela tarde).
No momento do ataque de asma, as cataplasmas de barro sobre o ventre eliminam a febre interna e produzem alívio imediato. Aplicar compressas quentes com água de eucalipto no peito e nas costas.
Manter os intestinos sempre limpos. O banho de sol em todo o corpo proporciona energia, ajudando a combater a doença.
O regime vegetariano deve ser adotado, comendo muitas saladas cruas de cebola, rabanete, tomate, alface, alguns dentes de alho e outros.
A seguinte bebida pode ser preparada: 2 colheres grandes de suco de cebola, 2 de suco de limão e 2 de mel de abelha. Misturar e esquentar em banho-maria, beber aos goles. Tomar à noite, ao deitar-se, e de manhã, em jejum. Deve manter essa bebida por alguns dias e suspendê-la por dois ou três dias, voltando a tomá-la segundo a necessidade.
O chá aconselhado é o de urtiga, tanchagem, semente de linhaça, flores e folhas de violeta, tussilagem (unha-de-cavalo), centáurea e salva. Misturar três ou quatro dessas ervas no chá para que tenha melhor efeito.





Fonte: Saúde e Cura pelas Plantas - e outros recursos naturais, de Carlos Kozel.



~ Cindy .