segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Menopausa

A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, sintomas psicológicos como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração, e sintomas de atrofia como secura vaginal e urgência na urinação, vão surgindo em graus variados, assim como ondas de calor, suor abundante, pressão arterial alta e dificuldade para respirar. Além desses sintomas, a mulher também pode apresentar ciclos menstruais cada vez mais espaçados, escassos e irregulares.
Tecnicamente, a menopausa reporta à cessação do ciclo menstrual; considerando-se que esta redução dá-se num processo gradual, que leva normalmente cerca de um ano, é chamada por climatério.
Para o alivio das dores da menopausa coloque uma colher de chá de raiz da valeriana em uma xícara de água fervente, abafe por 5 minutos, coe e beba morno. Beber sucos naturais de frutas, principalmente de laranja, uva, maçã. O chá de cavalinha, salsaparrilha, tília, hortelã, mil-em-rama, erva-cidreira e maracujá também são aconselhados.




Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel
          Conhecimentos familiares.



Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário