sábado, 26 de setembro de 2009

Acidez do Estômago

É causada pela fermentação dos alimentos (por incompatibilidade ou por excesso de calor no estômago), distúrbios nervosos, mastigação apressada, excesso de sal nas comidas, consumo de pão branco, leite com açúcar e temperos fortes. A pessoa com acidez no estômago sente depois das refeições o estômago pesado, manifestando-se também vômitos e arrotos azedos.
Para se tratar, em primeiro lugar, é necessário começar o regime vegetariano, suprimindo toda classe de carne, café, chá preto, chá mate, doces, bebidas geladas ou muito quentes, leite com açúcar, pão branco, temperos fortes e bebidas alcoólicas.
Comer alimentos de fácil digestão, principalmente purê de batatas, cenouras fervidas, caldos de verduras e saladas cruas temperadas com azeite de oliva. Diariamente comer um pouco de batata crua ou ralada, ou tomar várias colheradas de suco de batata crua. Mastigar bem os alimentos e evitar qualquer aborrecimento durante as refeições.
Não esquecer que as misturas de alimentos provocam pertubações digestivas. Não se deve comer frutas e verduras na mesma refeção, porque são alimentos que não combinam e produzem fermentação no estômago.
Dormir com uma cataplasma de barro sobre o ventre.Também se pode alternar: uma noite se coloca uma cataplasma de barro, e na noite seguinte uma compressa de água fria. Isto se pode fazer durante várias semanas.
O banho restaurador frio deve se aplicar duas ou três vezes por dia. Cada manhã fazer exercícios respiratórios ao ar livre, retendo o ar suficiente para que o oxigênio possa agir favoravelmente sobre o aparelho digestivo.
Embora pareça contraproducente, o suco de limão é um remédio especial para esta enfermidade, como também o suco de laranja. Além disso, é recomendável tomar chá de tília, erva-cidreira, hortelã e camomila; estes dois últimos podem beber-se misturados, para que seu efeito seja mais rápido. Desejando adoçar o chá, deve se usar mel em lugar de açúcar.

Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais Autor: Carlos Kozel

Margarete

Um comentário: