domingo, 11 de outubro de 2009

Insônia

É causada na maioria das vezes por estresse, preocupações, excesso de trabalho mental e o mau costume de não deitar-se no devido tempo. Seus sintomas são intranquilidade, distúrbios nervosos, movimentos bruscos e rápidos na cama, falta de sono, dificuldade de dormir após deitar-se, ansiedade.
Seu tratamento começa com a normalização do aparelho digestivo e excretor, para que o cérebro fique descongestionado e os pensamentos sejam encaminhados numa direção correta. Suprimir as bebidas alcóolicas, o fumo, a cafeína e comidas intensamentes temperadas e gordurosas. Comer frutas e saladas, devendo o jantar ser sempre leve e não muito tarde. Deve-se deitar e levanter cedo.
Fazer massagens com suco de cebola na fronte antes de deitar-se. Dormir com uma cataplasma de barro sobre o ventre. Fazer exercícios físicos e respiratórios durante cinco ou dez minutos. Se possível, dormir com a janela aberta, para que o ar entre continuamente.
Tomar chá de camomila, poejo, boldo, endro, erva-doce, hortelã, erva-cidreira, mil-em-rama, alecrim-de-jardim, caleriana, flores de laranjeira, e folhas e flores de violeta.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Nenhum comentário:

Postar um comentário