sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Varizes

São causadas por sangue impuro, prisão de ventre, alimentação cárnea, bebidas alcoólicas, doenças do fígado, prolongada permanência de pé (com pouco exercício), etc.
As varizes ocorrem quando as veias das pernas e dos pés se incham e adquirem uma cor azulada. Quando as veias dilatadas sofrem pressão, podem se romper e produzir hemorragias perigosas. Se as varizes não são tratadas em tempo, podem ocasionar úlceras de consequências alarmantes.
Os meios de tratamento são: suprimir toda a classe de cintos e faixas para facilitar a circulação do sangue. Os corpetes e os sapatos altos e apertados não podem ser usados, por serem muito prejudiciais; eliminar  a carne da alimentação (de qualquer tipo), as gorduras animais, as comidas picantes, os temperos fortes, as bebidas alcoólicas, o café, o chá preto, o chá mate (chimarrão), o fumo e o sal.
Adotar o regime vegetariano, consumindo saladas e frutas frescas (principalmente laranja e mexerica). Fazer uma cura de limão para purificar o sangue.
É bom banhar os pés em água de hamamélis, na dose de 30 gramas de folhas em 1 litro de água. Diariamente aplicar dois ou três banhos restauradores frios, de 20 a 30 minutos de duração.
Os intestinos devem se conservar limpos através de lavagens com água de malva ou cavalinha. Para ativar a circulação do sangue, duas vezes por dia fazer fricções frias com toalha em todo o corpo e nas partes afetadas.
O banho de vapor local, seguido de refrescamento com água fria,expulsa as substâncias morbosas através dos poros. Uma vez por semana tomar banho de vapor geral; as grávidas devem somente tomar banho de vapor local.
Renovando-se cada três ou quatro horas durante o dia, as cataplasmas de barro colocadas diretamente sobre as varizes dão bons resultados; o enfermo, porém, deve ser perseverante e não pensar que com algumas cataplasmas pode se curar, pois os meios terapêuticos naturais agem lentamente, mas atacam a doença na raiz.
Tomar banhos de sol, principalmente à beira-mar, para que o resultado seja benéfico devido à água salgada. Se isto não for possível, colocar compressas com água salgada em torno das pernas.
O suco e o chá de alho são muito aconselháveis para combater as varizes. Ademais, tomar chá de salsaparrilha (salsa-americana) e persicária (erva-de-bicho).
Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais - Carlos Kozel

Margarete

Um comentário:

  1. muito importante as informações expostas nesta página, agradeço desde já e peço mais atualizações por gentileza.

    ResponderExcluir