domingo, 4 de outubro de 2009

Epilepsia

Seus sintomas são dados por ataques que fazem o doente cair em qualquer superfície, perdendo o conhecimento. É preciso ter cuidado, pois ao cair, o enfermo pode ferir-se. Apresenta violentas convulsões com rigidez muscular, além de apresentar uma espuma na boca, às vezes misturada com sangue. Após o ataque, o epiléptico fica em estado de coma, com membros inertes e respiração forte e agitada.
Suas causas podem incluir putrefações intestinais e febre interna, produzindo a contaminação crônica do sangue, além de outras complicações nervosas.
Como tratamento deve-se, ao surgir os primeiros sintomas dos ataques, fazer fricções frias com toalha ao longo da coluna vertebral até a nuca. Ao mesmo tempo, aplicar sobre o coração um pano molhado com água fria. Adotar regime vegetariano. Usar pouco sal e suprimir as bebidas alcóolicas, o fumo e a cafeína. Duas vezes por dia fazer fricções frias com toalha em todo o corpo. Aplicar diariamente três banhos restauradores frios, de 20 a 30 minutos de duração. Fazer também exercícios físicos e respiratórios.
Manter os intestinos limpos mediante lavagens intestinais. Colocar cataplasmas de barro sobre o ventre toda noite. Caso necessário, usar uma bolsa de água quente nos pés durante o inverno, para mantê-los aquecidos. Tomar diariamente banhos de sol. Beber suco de limão ou laranja. Tomar chá de angelicó (mil-homens), erva-doce, artemísia, erva cidreira e velame-do-campo (velame-verdadeiro).
Durante os ataques, pode-se retirar a parte do vestuário do enfermo que mais dificulta a sua respiração, além de proporcionar-lhe ar com um leque ou ventilador.




Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas - e outros recuros naturais", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Um comentário:

  1. Muito interessante a matéria! Li também um texto bem explicativo no site http://www.criasaude.com.br/N3198/epilepsia.html sobre a epilepsia.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir