domingo, 11 de outubro de 2009

Enxaqueca

Seus sintomas são a dor de cabeça mais intensa, acompanhada por vezes de náuseas, vômitos e perturbação da visão. Sua duração é variável, podendo chegar a mais de vinte e quatro horas.
Ela pode ser causada por prisão de ventre, mau funcionamento do fígado, do estômago e dos ovários, hipertenção arterial, poluição do ar, alimentação errônea, além de consumo exagerado de cafeína que ataca o sistema nervoso.
Seu tratamento começa com o corte do hábito de tomar café, chá preto ou qualquer outro que possua cafeína, além de suprimir o consumo de álcool, vinagre, temperos fortes, gorduras animais, frituras e carne de qualquer classe. Caso as dores se apresentarem com frequencia, é aconselhado suprimir também os alimentos cozidos.
Aplicar duas lavagens intestinais com água de malva, cavalinha ou carqueja. Manter os pés aquecidos, podendo fazer escalda-pé, agasalhando-os depois de secos. Depois deve-se ficar na cama e colocar compressas frias no ventre e na fronte. Tomar sucos de pelo menos cinco limões diariamente.
As evacuações intestinais devem efetuar-se duas ou três vezes por dia, caso contrário ferver durante vinte minutos 3 colheres de sementes de lçinhaça em meio litro de água, deixando repousar por dez minutos, bebendo em seguida após coar. O lêvedo de cerveja também auxilia o bom funcionamento dos intestinos.
Fazer exercícios respiratórios diariamente.
Tomar chá de erva-cidreira, hortelã, tília e erva-doce. Fazer fricções ou colocar cataplasmas de chá de violeta na fronte.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Nenhum comentário:

Postar um comentário