quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Asma

Asma ataca o sistema respiratório, tendo diversas causas. Deve-se tratá-la de uma forma geral e não simplesmente local. Seus sintomas dão-se por ataques, sendo estes muito penosos, impedindo os asmáticos de respirarem normalmente e chegando a sufocá-los. Ataques de tosses são comuns, perturbando o sono e deprimindo todo o corpo.
Seu tratamento inclui banhos de vapor tomados semanalmente, com uso de folhas de eucalipto. A habitação do asmático deve sempre estar bem ventilada, com as janelas abertas, purificando assim o ar. No dormitório é aconselhado fazer vapores com folhas de eucalipto. Ao levantar-se fazer fricções frias e rápidas, seguidas de exercícios respiratórios (também fazê-los pela tarde).
No momento do ataque de asma, as cataplasmas de barro sobre o ventre eliminam a febre interna e produzem alívio imediato. Aplicar compressas quentes com água de eucalipto no peito e nas costas.
Manter os intestinos sempre limpos. O banho de sol em todo o corpo proporciona energia, ajudando a combater a doença.
O regime vegetariano deve ser adotado, comendo muitas saladas cruas de cebola, rabanete, tomate, alface, alguns dentes de alho e outros.
A seguinte bebida pode ser preparada: 2 colheres grandes de suco de cebola, 2 de suco de limão e 2 de mel de abelha. Misturar e esquentar em banho-maria, beber aos goles. Tomar à noite, ao deitar-se, e de manhã, em jejum. Deve manter essa bebida por alguns dias e suspendê-la por dois ou três dias, voltando a tomá-la segundo a necessidade.
O chá aconselhado é o de urtiga, tanchagem, semente de linhaça, flores e folhas de violeta, tussilagem (unha-de-cavalo), centáurea e salva. Misturar três ou quatro dessas ervas no chá para que tenha melhor efeito.





Fonte: Saúde e Cura pelas Plantas - e outros recursos naturais, de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Nenhum comentário:

Postar um comentário