domingo, 11 de outubro de 2009

Pneumonia

Acúmulo de secreções ou substâncias estranhas no pulmão causam essa doença. Seus sintomas são febre alta, tosse forte, dores de cabeça, falta de apetite, vômitos, respiração rápida, pressão no peito, prisão de ventre.
O paciente deve repousar na cama, deitado com a cabeça e peito inclinados levemente pra cima. Ferver folhas de eucalipto em uma panela para que o ar do quarto se mantenha agradável, devendo ter boa ventilação. Evitar barulho e perturbações. Adotar uma dieta rigorosa com sucos de limão, laranja e uva. Beber água de ameixas ou pêssegos secos. Tomar o chá da mistura de duas ou três das seguintes ervas: eucalipto, prímula, tanchagem, urtiga, umbaúba, tussilagem e pulmonária, adoçando com mel de abelha.
Aplicar lavagens intestinais com água de cavalinha ou malva diariamente. Colocar compressas frias sobre o ventre. Aplicar vapores locais com folhas de eucalipto no peito e no rosto diariamente.
Colocar no peito e nas costas uma série de 8 a 10 compressas quentes com água de eucalipto, renovando-as sempre que perderem o calor. As cataplasmas de linhaça quente sobre o peito e as costas podem ser alternadas com as compressas quentes, usando cada dia uma. Fazer massagens diariamente com suco de limão quente no peito e nas costas.
Deve-se preferivelmente consumir frutas frescas e caldos de verduras durante o período da doença, aumentando a quantidade de comida conforme o enfermo apresentar melhora, podendo então comer purê de batatas, cenoura, abóbora, salada de alface temperada com suco de limçao, etc. Sempre mastigar bem os alimentos.



Fonte: "Saúde e Cura pelas Plantas", de Carlos Kozel.



~ Cindy .

Um comentário: