quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Preparo de Chás Medicinais

Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:
- Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
- Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos. 

Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.
Posologia: Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes: Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.
Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após
algum tempo.
Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás.
Embora não o notemos, eles podem causar alterações no
efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro,
barro, louça ou esmalte.


Fonte: http://www.bethynha.com.br/ervas.htm




Matheus

Agrião

O agrião é tão eficaz que não se deve usá-lo diariamente, a não ser para tratamento dos brônquios, durante períodos limitados. A quantidade de ferro, iodo e vitaminas que contém faz passar para a água em que é deixada de molho uma boa parte de sua força; por isso, uma receita para a carência de ferro e para a depuração do sangue é chamada Água de Agrião: Em um copo de água na temperatura ambiente mergulhar folhas de agrião. Cobrir o copo e deixá-lo no quarto de dormir. De manhã, coar e bebê-la sem açúcar. As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago. Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.

Fonte: A Cura: Ervas Medicinais




Matheus

Abacate

O abacate pode substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo. O abacateiro serve especialmente aos diabéticos, tanto através da fruta como das folhas. Às pessoas atacadas por esse mal é aconselhável um tratamento a base do abacateiro, durante quinze dias: Comer em jejum metade de um abacate amassado Após as refeições tomar um chá de folhas secas do abacateiro, sem açúcar. Outra indicação das folhas do abacateiro é para a limpeza do fígado. Se o fígado não vai bem por estar saturado de gordura e tóxicos, fazer um chá das folhas secas do abacateiro e tomá-lo em goles, de hora em hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias. O caroço serve como tônico capilar. Em dores de cabeça aplicar folhas quentes do abacateiro sobre a cabeça, em compressa. Usar sempre folhas secas, pois as verdes provocam palpitações cardíacas.

Fonte: A Cura: Ervas Medicinais





Matheus

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Limão - Aspecto geral

 Limão cura pois é ácido natural, além de conter sais alcalinos. Não é um produto da fermentação. Purifica todo o organismo, toda a água do organismo, sem prejudicá-lo em nada. Pode curar a pneumonia, dentre outras várias doenças. Graças à sua ampla porcentagem de sais alcalinos, tem real eficácia no tratamento do artritismo.
A cura comum pelo limão dá-se em 20 dias, aumentando a cada dia o número de limões até 10 no décimo dia, e então retrocedendo até chegar a um limão novamente. É mito dizer que o limão desmancha o sangue, ataca o estômago, o fígado, os rins... A acidez do limão é medicinal e natural, combatendo e eliminando outros ácidos nocivos do organismo, produzidos pela fermentação.
Uma das principais exigências da cura pelo limão é a de consumir diáriamente legumes, verduras, frutas, raízes tuberosas. São úteis ao bom funcionamento do intestino, que poderá ficar "preso" nos primeiros dias de tratamento. Tomar o suco de limão, que pode ser puro ou diluído na mesma quantidade de água, devagar, aos poucos, dividindo a quantidade durante o dia. Em hora de refeição, tomar uma hora antes ou uma hora depois.

Fonte: "A Cura pelo Limão", de Saulo C. Rêgo Barros.





~ Cindy

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Louro

É uma árvore vigorosa européia das Lauraceae, cuja folha na perfumaria é doce e picante, similarmente à canela. Pode atingir nove metros de altura e suas folhas são compridas, lanciformes, duras e acetinadas. As flores são pequenas, amarelas desbotadas e as bagas são pretas.
Usada pelos egípcios e romanos que o associavam à sabedoria, proteção e paz. Apolo, o deus da cura, era ligado ao pé de louro também, e a palavra latina laudis, sua derivante, significa louvar. Por isto entregavam coroa de louros aos vencedores.

Estimula o fluxo urinário e alivia a dor reumática e até as dores em geral. É usado em contusões, onde aumenta a circulação sanguínea e em bronquites; tira manchas e cicatrizes da pele. Regulariza o fluxo menstrual, é tônico do sistema reprodutor e agiliza o parto. Extrato de folhas de louro aumenta em até 3 vezes a ação da insulina.
Pode ajudar a diminuir as vertigens, por diminuir infecções otológicas. Tem fama de tonificar o couro cabeludo e o cabelo, estimulando o crescimento deste e eliminando caspa.


Fonte: As Folhas; Autor: Nabih Cassid



Gustavo

domingo, 27 de setembro de 2009

Anemia

Entre as diversas causas da anemia, a principal é a alimentação deficiente e desprovida das subtâncias indispensáveis para produzir bom sangue.
A pessoa anemica tem cor pálida e amarelada; no interior das pálpebras falta a cor vermelha, e o mesmo acontece com os lábios. Ademais, a pessoa tem dor de cabeça, falta de memória, tonturas, dificuldade visual, mãos e pés frios, debilidade geral, falta de apetite e indisposição para o trabalho.
O principal para se tratar da amemia é eliminar todas as classes de carnes, as gorduras animais, os temperos fortes, a pimenta e o uso de sal; não usar vinagre, pois destrói os glóbulos vermelhos.
Comer bastante verduras cruas e saladas de alface, aipo, rabanete, agrião, tomate, etc. O suco de beterraba é muito bom, porque aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos. O paciente deve comer bastante cenoura crua e também seu suco. Recomendamos o purê de batata, e principalmente o de abóbora; misturada com alface, a abóbora ralada é um alimento especial para os anêmicos.
Os intestinos devem manter-se limpos e em bom funcionamento. Não esquecer que as ervas amargas são ótimas para combater esta doença. Beber chá de urtiga, carqueja ou dente-de-leão.
Diariamente se devem fazer 2 banhos restauradores frios, de 15 a 20 minutos de duração. Aplicar fricções frias com toalha em todo o corpo, combinadas com exercícios físico moderados. Os banhos de sol dão bons resultados, porque fortalecem o organismo. Fazer exercícios respiratórios cada dia, para refrigerar os pulmões com oxigênio.
Suspender o trabalho físico pesado e diminuir o trabalho intelectual, até conseguir a recuperação da saúde. A vida ao ar livre, no campo, é ideal para os anêmicos.

Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais - Carlos Kozel

Margarete

sábado, 26 de setembro de 2009

Acidez do Estômago

É causada pela fermentação dos alimentos (por incompatibilidade ou por excesso de calor no estômago), distúrbios nervosos, mastigação apressada, excesso de sal nas comidas, consumo de pão branco, leite com açúcar e temperos fortes. A pessoa com acidez no estômago sente depois das refeições o estômago pesado, manifestando-se também vômitos e arrotos azedos.
Para se tratar, em primeiro lugar, é necessário começar o regime vegetariano, suprimindo toda classe de carne, café, chá preto, chá mate, doces, bebidas geladas ou muito quentes, leite com açúcar, pão branco, temperos fortes e bebidas alcoólicas.
Comer alimentos de fácil digestão, principalmente purê de batatas, cenouras fervidas, caldos de verduras e saladas cruas temperadas com azeite de oliva. Diariamente comer um pouco de batata crua ou ralada, ou tomar várias colheradas de suco de batata crua. Mastigar bem os alimentos e evitar qualquer aborrecimento durante as refeições.
Não esquecer que as misturas de alimentos provocam pertubações digestivas. Não se deve comer frutas e verduras na mesma refeção, porque são alimentos que não combinam e produzem fermentação no estômago.
Dormir com uma cataplasma de barro sobre o ventre.Também se pode alternar: uma noite se coloca uma cataplasma de barro, e na noite seguinte uma compressa de água fria. Isto se pode fazer durante várias semanas.
O banho restaurador frio deve se aplicar duas ou três vezes por dia. Cada manhã fazer exercícios respiratórios ao ar livre, retendo o ar suficiente para que o oxigênio possa agir favoravelmente sobre o aparelho digestivo.
Embora pareça contraproducente, o suco de limão é um remédio especial para esta enfermidade, como também o suco de laranja. Além disso, é recomendável tomar chá de tília, erva-cidreira, hortelã e camomila; estes dois últimos podem beber-se misturados, para que seu efeito seja mais rápido. Desejando adoçar o chá, deve se usar mel em lugar de açúcar.

Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais Autor: Carlos Kozel

Margarete

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Varizes

São causadas por sangue impuro, prisão de ventre, alimentação cárnea, bebidas alcoólicas, doenças do fígado, prolongada permanência de pé (com pouco exercício), etc.
As varizes ocorrem quando as veias das pernas e dos pés se incham e adquirem uma cor azulada. Quando as veias dilatadas sofrem pressão, podem se romper e produzir hemorragias perigosas. Se as varizes não são tratadas em tempo, podem ocasionar úlceras de consequências alarmantes.
Os meios de tratamento são: suprimir toda a classe de cintos e faixas para facilitar a circulação do sangue. Os corpetes e os sapatos altos e apertados não podem ser usados, por serem muito prejudiciais; eliminar  a carne da alimentação (de qualquer tipo), as gorduras animais, as comidas picantes, os temperos fortes, as bebidas alcoólicas, o café, o chá preto, o chá mate (chimarrão), o fumo e o sal.
Adotar o regime vegetariano, consumindo saladas e frutas frescas (principalmente laranja e mexerica). Fazer uma cura de limão para purificar o sangue.
É bom banhar os pés em água de hamamélis, na dose de 30 gramas de folhas em 1 litro de água. Diariamente aplicar dois ou três banhos restauradores frios, de 20 a 30 minutos de duração.
Os intestinos devem se conservar limpos através de lavagens com água de malva ou cavalinha. Para ativar a circulação do sangue, duas vezes por dia fazer fricções frias com toalha em todo o corpo e nas partes afetadas.
O banho de vapor local, seguido de refrescamento com água fria,expulsa as substâncias morbosas através dos poros. Uma vez por semana tomar banho de vapor geral; as grávidas devem somente tomar banho de vapor local.
Renovando-se cada três ou quatro horas durante o dia, as cataplasmas de barro colocadas diretamente sobre as varizes dão bons resultados; o enfermo, porém, deve ser perseverante e não pensar que com algumas cataplasmas pode se curar, pois os meios terapêuticos naturais agem lentamente, mas atacam a doença na raiz.
Tomar banhos de sol, principalmente à beira-mar, para que o resultado seja benéfico devido à água salgada. Se isto não for possível, colocar compressas com água salgada em torno das pernas.
O suco e o chá de alho são muito aconselháveis para combater as varizes. Ademais, tomar chá de salsaparrilha (salsa-americana) e persicária (erva-de-bicho).
Fonte: Saúde e cura pelas plantas e outros recursos naturais - Carlos Kozel

Margarete

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Medicina caseira nas ervas aromáticas

Desde o início dos tempos, os animais sabem utilizar, através do instinto, as plantas que habitam o planeta, como comida e remédio. O humano, sempre buscando conhecimento maior da natureza, pode extrair dos vegetais aplicações como medicamentos, óleos, shampoos etc.
Essa dose de saúde pode ser adicionada aos alimentos através das ervas, que nos dão a possibilidade de todo dia ter a mesa um novo sabor e desenvolvermos uma grande variedade de pratos, pela combinação de temperos.
Muitas dessas ervas que serão citadas podem ser cultivadas em vasos, decorando o ambiente.
 Açafrão (crocus sativus)
Valor Terapêutico:
Emenagogo, antiespasmódico, eupéptico, sedativo, usado para asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Em cataplasma: combate hemorróidas.
Utilização culinária:
Em cereais, raízes, frutos cozidos, batatas.
 Aipo (apium graveolens)
Valor Terapêutico:
No tratamento de doenças do fígado, rins, bexiga, estômago e intestinos, reumatismo, gota, artrite e escorbuto. É um excelente depurativo.
Utilização Culinária:
Saladas, molhos, croquetes, patês vegetais, hortaliças cozidas.
Alecrim (rosmarinus officinalis)
Valor Terapêutico:
Em banhos: contra reumatismo. Como chá: usado para clorose, dismenorréia, dispepsia, insuficiência cardíaca, escrofulose, febres tifóides, gases intestinais, histeria, inapetência e tosse.
Utilização Culinária:
Para arroz, batatas assadas, caldos vegetais, sucos de hortaliças cruas, para saladas.
Erva Doce (pimpinella anisum)
Valor terapêutico:
Estomáquico, carminativo, emenagogo, diurético. Usa-se nas dispepsias, flatulências, cólicas, diarréias e vômitos.
Utilização Culinária:
Bolos, pães, saladas e doces.
Coentro (coriandrum sativum)
Valor Terapêutico:
Diurético, sudorífico, febrífugo, sedativo, anti-histérico e anti-hidrópico.
Utilização Culinária:
Cereais, molhos de ervas, sopas, refogados.
Cravo (dianthus caryophyllus)
Valor Terapêutico:
Muito útil no caso de dores de cabeça, vertigem e é sudorífico.
Utilização Culinária:
Doces, bolos, hortaliças refogadas, chás.
Louro (lauros nobilis)
Valor Terapêutico:
Amenorréia, dispepsia, úlceras, nevralgia, reumatismo. Uso externo: reumatismo e nevralgia.
Utilização Culinária:
No cozimento de cereais, leguminosas, sopas, refogados, chás e molhos.

Fonte: Guia de alimentação natural e culinária vegetariana.

Margarete

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Asma

Asma ataca o sistema respiratório, tendo diversas causas. Deve-se tratá-la de uma forma geral e não simplesmente local. Seus sintomas dão-se por ataques, sendo estes muito penosos, impedindo os asmáticos de respirarem normalmente e chegando a sufocá-los. Ataques de tosses são comuns, perturbando o sono e deprimindo todo o corpo.
Seu tratamento inclui banhos de vapor tomados semanalmente, com uso de folhas de eucalipto. A habitação do asmático deve sempre estar bem ventilada, com as janelas abertas, purificando assim o ar. No dormitório é aconselhado fazer vapores com folhas de eucalipto. Ao levantar-se fazer fricções frias e rápidas, seguidas de exercícios respiratórios (também fazê-los pela tarde).
No momento do ataque de asma, as cataplasmas de barro sobre o ventre eliminam a febre interna e produzem alívio imediato. Aplicar compressas quentes com água de eucalipto no peito e nas costas.
Manter os intestinos sempre limpos. O banho de sol em todo o corpo proporciona energia, ajudando a combater a doença.
O regime vegetariano deve ser adotado, comendo muitas saladas cruas de cebola, rabanete, tomate, alface, alguns dentes de alho e outros.
A seguinte bebida pode ser preparada: 2 colheres grandes de suco de cebola, 2 de suco de limão e 2 de mel de abelha. Misturar e esquentar em banho-maria, beber aos goles. Tomar à noite, ao deitar-se, e de manhã, em jejum. Deve manter essa bebida por alguns dias e suspendê-la por dois ou três dias, voltando a tomá-la segundo a necessidade.
O chá aconselhado é o de urtiga, tanchagem, semente de linhaça, flores e folhas de violeta, tussilagem (unha-de-cavalo), centáurea e salva. Misturar três ou quatro dessas ervas no chá para que tenha melhor efeito.





Fonte: Saúde e Cura pelas Plantas - e outros recursos naturais, de Carlos Kozel.



~ Cindy .